Classificativa mundial BJJ – 2012

Então a coisa foi assim:

Um grande evento com um grande grupo, a classificativa de Cascais para o mundial de Abu Dhabi Jiu-Jitsu Brasileiro

25/02/2012 – Sabado
Partida: 11:30 Coimbra
Chegada: 13:30 Casacais

A logística, como sempre, acabou por ser muito complexa e será sempre através de experiências menos boas que retiramos as melhores lições para melhorar, a reserva/agendamento/planeamento é sempre complicada, uns dizem que é típico de países latinos, outros dizem que a culpa é do sistema, outros dizem como se deve fazer (mas não fazem), pessoalmente acho mesmo que o problema é nosso (e só assim o conseguimos resolver) por isso na próxima viagem/evento só os competidores e treinadores terão as reservas asseguradas pela escola, quanto aos outros já é tempo de se chegarem à frente….

Dia zero:
Quanto à viagem/competição…. Essa “senhora” dá sinais muito antes do próprio acontecimento, observem com atenção o “clima” que se instala na escola (turma de BJJ), mais precisamente nos atletas que vão competir, reparem na dedicação, superação, intensidade e solidariedade de todos em cumprir com objetivo de VENCER e vencer é apenas participar. Nós vencemos quando nos comprometemos com tatame de competição, esse é nosso pequenino segredo, a vitória está garantida, o resultado acaba por ser secundário, importante mas secundário…

Dia um:
O resumo de mais um filme em conjunto com os atores: Douglas; Zé; Mineiro; Piri; Renato; William; Pedrinho; Pedro; Miguel; Veloso; Vini; André. Podíamos ter concorrido para os Óscares e no fundo até concorremos e vencemos, senão vejamos: tivemos um cozinheiro principal de massas e massas e o eterno aspirante; Pousada da juventude com vista para a foz do Tejo e praia de carcavelos, passeio marítimo de Algés-cascais, o sol incrível (apesar da seca extrema….), campeonato de surf, caminhada na areia, os homens de negócios que agendaram para Setúbal e acabaram em Sintra… as palavras assim o ditaram….
Tivemos aventura com açai vs varinha mágica; vivemos um derbi entre a Briosa e o Glorioso (apesar de 8 penaltis não marcados, a briosa tinha mais adeptos entre a comitiva), ganhamos pq descobrimos imensas “macumbas”, um semi profissional, um polvo, o encanto do hino da Rússia, deciframos o código genético do porco, um demolidor e um tacho cheio de cenouras 3 horas a cozer a fundo :)
As descobertas que fazemos uns dos outros foram inevitáveis, aprendemos juntos e a humildade é coisa que não nos larga e nós ADORAMOS.
Acabamos por ser tão solidários que a aventura foi seguida à risca, não nos distraímos, porque afinal temos uma missão a cumprir: Estamos ali para LUTAR, e lutamos todos os dias (o bem deve vencer sobre o mal, somos pessoas de bem) e estamos ali pelos Competidores, logo não quebramos as regras básicas (cedo deitar e cedo erguer….)
O staff após um roubo por 3 ou 4 rodadas de cevada fresquinha à beira praia, abandonou o sentido do divertimento fácil (bar+boas vistas…) e dedicou 2 horas de pura adrenalina na cozinha até às 3 da matina, a preparar o repasto energético (massa e açai) para os atletas, que merecidamente descansavam e recuperavam…peso.
4:00h entra-se nas camaratas e a luta é outra, temos o sono vs ronco, descobrimos quem é imune ao famoso rosnar da fera, esse ronco brutal….

DIA D:
Despertar às 7:00h, a tensão e o nervoso miúdinho paira no ar durante 10minutos…. rapidamente e naturalmente conseguimos afastar esse clima com a quebra acidental de uma lente dos tão aclamados “Raiban” do nosso personagem Will (o incalculável prejuízo foi tolerado….). Portanto começamos bem ;)
Arrumar tudo, e arrancar em direção ao pavilhão dos Lombos, onde recebemos a noticia de que era necessário um voluntário para a mesa de pontos (tarefa complicada e de enorme responsabilidade) aqui entra o personagem Douglas, o nosso mestre que abdicou da sua importante tarefa  para ajudar a organização do evento, este homem AJUDA mesmo. Sem mestre na bancada, a difícil missão de berrar (…) passou pró velho…. Fizemos a roda de respeito com discurso emocionado e forte do nosso estimado Douglas e aquilo bateu mesmo. A hora é de CONCENTRAÇÃO e SUPERAÇÃO atletas na área de aquecimento, passado 15 minutos soam os altifalantes alto e bom som: “senhoras e senhores a classificativa está oficialmente aberta (o silêncio e o arrepio frio no estômago imperam..) a luta de abertura do evento é (não tem rufo..) Egenilson Pimentel (mineiro) da CoimbraMMA vs ….. o resto meus amigos, como diz o outro “só quem lá esteve….”

Mineiro 1º Ouro (-64kg – branca)
William 2º Prata (-84kg – azul)
Afonso 3º Bronze (-84kg – azul)
O Renato, Pedrinho e Piri não ganharam medalha mas lutaram bravamente e deram tudo!
A todos o meu imenso respeito, Ossss

Resultado final: fomos, competimos, vencemos e perdemos enfim o costume, GANHAMOS o bom momento de estarmos bem e sentirmo-nos realizados e orgulhosos com aquilo que fazemos.

Ass: o vosso grande presidente hehhahheheh, agora a sério o vosso amigo Ricardo Veloso
Ps: alguém encontrou o meu bigode?

Tributos:
Douglas:
saldo mais que positivo na seletiva do Mundial profissional.
6 Atletas, Nenhum Lesionado, 1.000.000 de Aprendizados, … Amizade e união a 100%, 3 Medalhas.. 1 Ouro 1 Prata e 1 Bronze. Parabenizar aos competidores pela dedicação e importância de momentos como o desse final de semana.
Graças a vocês treinamos mais forte do que treinariamos se ninguém fosse competir. Graças a vocês toda uma logistica de grupo foi estabelecida e tivermos a oportunidade de agir verdadeiramente como equipa. E graças a vocês hoje não somos os mesmos de ontem. Vamos buscar evoluir mais e mais. Muito orgulho e respeito por todos vocês. Estamos juntos! No próximo não vou ficar só sentado na cadeira. lol

Miguel:
E quem não entender quando falamos de família tem de vir a um convívio destes.
Temos o irmão rezingão, o semi-profissional especialista em porcos, o guerreiro mineiro, o velho organizador, a moto-cultivadora nocturna, o parte lentes e muitos mais. Tudo isto junto com muito macarrão e açai faz uma família feliz

Pedrinho:
Fiquei a saber que o porco é o animal que geneticamente se adapta melhor ao meio em que se encontra!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *